Action Telecom

Action Telecom

A Action Telecom LTDA iniciou suas operações em 2009 em Manaus - AM. Foi idealizada por seu fundador e então presidente e criador da Empresa Action info-net-lan Computadores, que operava no segmento de Tecnologia da Informação (TI), desde 1989. A decisão de fundar a empresa aconteceu depois que seu fundador viu o crescimento dos grandes provedores de internet nas cidades mais desenvolvidas, que utilizavam, como meio de acesso, as linhas telefônicas. Estas eram pouco acessíveis e tinham alto custo na utilização. Além disto, deixava o serviço telefônico indisponível, porque ele estava sendo usado para conexão de internet.

Também estava claro que em pequenas cidades, distritos e vilas, onde praticamente não havia disponibilidade de linhas telefônicas, esse serviço seria economicamente inviável, na visão de qualquer operadora. Foi neste momento que a empresa apostou na viabilidade de atender os pequenos municípios, mas para isso teria que vencer alguns desafios: buscar tecnologia de baixo custo, de rápida implementação e funcional.

Em 1997, com o grande desenvolvimento da tecnologia, a cidade de Manaus-AM foi escolhida como base do projeto ‘piloto de implementação e testes’, devido ser a localidade da sede da Action info-net-lan e ser a base da equipe técnica. O foco da empresa era o norte e nordeste, já que os proprietários eram

naturais de Cruz-CE e Manaus-AM.

Buscava-se uma solução tecnológica de baixo custo, chegando-se ao rádio. Naquele momento havia sido desenvolvido para  distâncias de poucos metros e estava sendo utilizado para uso interno em pequenas redes corporativas fora do país. Houve a necessidade de fabricar grandes antenas para alcançar

distâncias de quase cem quilômetros, pois não havia este tipo de material no mercado. 

Decidiu-se desenvolver e fabricar as torres, bem como investir no desenvolvimento de todos os softwares, controles de rede e gestão, baseados na plataforma Linux. 

Foram fabricados diversos equipamentos eletrônicos e realizadas várias adaptações.

Em 2009, deu-se início as operações no norte e os primeiros desafios foram:

a) Vencer a grande distância para conectar a região norte de Manaus no backbone da Embratel;

b) Conectar os primeiros bairros ao backbone principal;

c) Treinar e qualificar mão de obra;

d) Vender internet, onde quase não existiam computadores.

Provavelmente, a Action tenha sido uma das primeiras empresas da região norte de Manaus a construir uma rede, via rádio, em frequências não licenciadas para fornecer acesso à internet a usuários comuns e a pequenas empresas. 

Surge a Action Telecom, sendo, atualmente, uma das maiores rede na categoria dos pequenos emergentes do mercado de Telecom.

Segue com o mesmo propósito, como no início, de levar internet a pequenas cidades, distritos, vilas e zonas rurais. Lugares remotos nos quais as grandes empresas de Telecom jamais tiveram interesse, por ser economicamente inviável para os padrões de suas operações.

Hoje a empresa esta investindo maciçamente na tecnologia Fibra Óptica, e  mais uma vez, a primeira empresa de Manaus a entregar fibra óptica ate a ponta final de residencias, apartamentos e empresas.

Cartilha de Segurança -- Segurança na Internet

Alguns números

  • Espansão da rede
    %
  • Satisfação do cliente
    %
  • Implantação de novos equipamentos
    %
  • Chamados atendidos
    %